No ano de 1997 o mundo produziu 400 milhões de toneladas de lixo.
No Brasil são produzidas, diariamente, cerca de 250 mil toneladas de lixo.
Cada brasileiro produz 1,1 quilogramas de lixo, em média, por dia.
Será que está longe da realidade, estimar que Itagi produz 20.000 quilos de lixo diariamente? São quatro caçambas cheias que abastece todos os dias o nosso lixão...
Nosso lixão cria moscas, mosquitos, baratas, escorpiões, ratos e urubus. É fato.
Nosso lixão contamina o meio ambiente. É fato.
Nosso lixão contamina a cidade e seus moradores. É fato.
A comunidade, de modo geral, não cuida do lixo. É fato.
O poder público também não cuida. É fato.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), aprovada em agosto de 2010, disciplina a coleta, o destino final e o tratamento de resíduos urbanos, perigosos (lixo hospitalar, por exemplo) e industriais, entre outros. A lei estabelece metas importantes para o setor, como o fechamento dos lixões até 2014 - a parte dos resíduos que não puder ir para a reciclagem, os chamados rejeitos, só poderá ser destinada para os aterros sanitários.
Itagi e seus moradores estão se preparando para cumprir essa lei?
Às vezes me pergunto porque que uma cidade como itagi, com clima agradàvel,matas,rios é marcada por um alto índice de "viroses" e problemas respiratorios que assolam os seus habitantes? Será que esse lixão nâo tem nada haver com esses dados?
ResponderExcluirEssa semana duas pessoa de minha família passaram mal, muita dor no corpo, febre e dor de cabeça. E tenho certeza que muitas outras estão ou estavam nesta situação em Itagi.
ExcluirSua pergunta é válida.
Sim, Oliveira! O acúmulo de lixo próximo às áreas urbanas pode ser um foco de doenças infecciosas. Infelizmente não existe na nossa cidade um aterro sanitário e não fomos educados a separar o nosso lixo, como nas cidades mais desenvolvidas. Portanto, acho mais que necessário uma cobrança das autoridades locais e também uma mudança no comportamento da nossa população.
ExcluirO problema é crônico e precisa de ação preventiva e construtiva já! O que vejo é uma sociedade que muito reclama mais poucos faz além de reclamar. Poucos acionam o ministério publico cobrando das entidades competentes uma solução para o problema. Poucos vão as câmaras municipais, em reuniões extra ordinárias, para cobrar e até mesmo ouvir quais sãos os ícones, as pautas, os ideais que norteiam e dão direção a esta cidade. Precisamos formalizar nossos desconfortos, formalizar nossas indignações, sair do campo do bate-papo e ir para o papel, para os dados estatísticos. Estimular o direito ao nosso favor e bem da comunidade.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO problema é serio precisa de medidas urgente, Itagi é lindo não merece esse descaso.
ResponderExcluir