O tráfico e o consumo de drogas em Itagi têm deixado um enorme rastro de insegurança em nossa cidade. São brigas verbais e físicas, furtos e roubos (pequenos e grandes), arrombamentos, assaltos à mão armada nas ruas, casas particulares e em lojas, prostituição adulta e infantil, mortes em bares, desova de cadáveres, tiroteios, latrocínios, uso de menores no tráfico, evasão escolar, etc.
Um Relatório Mundial de Drogas do Escritório das Nações Unidas Contra Drogas e Crimes afirma que os usuários de drogas no mundo já passaram de 200 milhões de pessoas entre 15 e 64 anos.
As Nações Unidas (ONU) registraram o tráfico em pelo menos 146 países, ou seja, em praticamente todos os países do mundo. O que resulta num mercado que movimenta anualmente cerca de 800 bilhões de dólares no planeta.
O fato é que o tráfico de drogas é um problema mundial de difícil solução. De um lado ele gera uma quantidade assombrosa de dinheiro para os traficantes (lucro), do outro lado, enormes investimentos de dinheiro público para ações de combate ao tráfico e recuperação dos viciados (prejuízo).
Segundo estudiosos no assunto, o melhor caminho para o combate ao tráfico de drogas e recuperação de viciados é a organização da sociedade civil para discutir, entender, firmar parcerias com as policias e órgãos públicos gerando ações conjuntas para resolver ou amenizar este grave problema.
Existe em Itagi o CONSELHO MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA que foi construído em conjunto pelas igrejas evangélicas, igreja católica, terreiros de candomblé, grupo espírita, escolas municipais, escolas estaduais, policia civil, policia militar, guarda municipal, associações, membros da sociedade, câmara de vereadores e prefeitura. O Conselho foi fundado e aprovado a mais ou menos quatro anos. Existe, mas não funciona. Está parado, embolorando. Não seria o caso da comunidade itagiense fazer valer, de verdade, essa importante ferramenta de combate ao tráfico?
Vamos nos unir para combater o tráfico de drogas ou teremos que trocar, em breve, o nome de nossa cidade para Itagi: Rio das Pedras de crack, da maconha, da cocaína...
Isto é uma grande realidade.
ResponderExcluirUma questão a ser trabalhada no momento, é a família e os valores éticos e moral, que a nossa sociedade está perdendo em um ritmo avassalador. Estamos em uma sociedade corrompida e perversa, esta está precisando de uma coisa muito importante que a muito já deveria ter reconhecido; Jesus é a solução para todos os problemas da sociedade.
Jesus disse: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, se não por mim. João 14:6
É realmente a nossa cidade esta pedindo medidas drásticas com base no trafico de drogas. Se parar para analisar, a maioria dos usuários são os jovens.Antigamente eles eram chamado de "futuro da nossa pátria" e hoje seria esse mesmo dilema? Precisamos juntar forças para acabar com essa aglomeração tato de traficantes como de usuários.
ResponderExcluirVamos nos sensibiliza Itagi!
Esta sociedade mais do que nunca precisa do apoio dela própria.
ResponderExcluir