A Feira livre de Itagi é repleta de mercadorias, de boa qualidade, produzidas em nossa zona rural. Temos agricultores familiares produzindo e comercializando seus artigos hortifrutigranjeiros sem uso de venenos ou adubação química.
Nossa feira deveria ter um local de destaque para a devida valorização desses agricultores e de seus produtos, uma grande parte desses produtos são expostos em plásticos estendidos no chão, quando chove a situação se agrava, o desconforto de quem compra e vende aumenta bastante.
A organização e as normas de higiene implantadas nos açougues deveriam ser aplicadas aos produtos da agricultura familiar, (e no restante da feira, de um modo geral) seria muito bom para todos nós.
TB ACHO, A FEIRA DEVERIA SER MAIS ORGANIZADA EM RESPEITO AOS AGRICULTORES, FEIRANTES E FAMILIAS ITAGIENSE
ResponderExcluirO apoio à agricultura familiar tem sido esquecido pela Prefeitura Municipal de Itagi. Consideramos uma realidade de total abandono e descaso frente às reais necessidades dos pequenos trabalhadores.
ResponderExcluirEm Itagi observamos falta de políticas públicas especificas para atender as demandas desses pequenos produtores, como crédito rural facilitado, entre outros financiamentos. Vale ressaltar que a pequena, média e grande produção tem sido responsáveis por desenvolver o país, pois é através da agricultura que a população, alimenta, veste, trabalha, tudo gira em torno da agricultura, basicamente o nosso tesouro.
Porém, o maior desafio de Itagi na agricultura é fortalecer e incentivar os pequenos produtores, (os mais desvalorizados). Neste momento, torna-se necessário o crescimento sustentável. Esse fato vai fazer com que os pequenos produtores tenha perspectiva de futuro melhor.
Há um bom tempo venho observando este site, e cheguei a seguinte conclusão. É uma das melhores coisas que aconteceu em Itagi nos últimos tempos.
Parabéns Itagi em foco, pelo belíssimo trabalho.
Verdade, uma valorização do pequeno agricultor e dos produtos orgânicos é uma forma de incentivo a saude da população em geral. Os efeitos se dariam em menos gastos com medicamentos e uso de hospitais principalmente na classe da maturidade. É mais qualidade de vida para o povo Itagiense.
ResponderExcluirPessoal a questão em cheque é a seguinte: temos cidades em nosso país, que não são planejadas (creio eu que seja maioria), onde a desorganização é explicita em todos os aspectos.
ResponderExcluirAgora; temos uma metodologia organizacional obsoleta e improdutiva, uma política de péssima qualidade e na maioria, sem perspectiva de melhoria ou crescimento.
Quanto a agricultura familiar em Itagi, é um desrespeito sem medida, a secretaria de agricultura juntamente com a prefeitura, são parte integrante; (ou pelo menos deveria ser), deste projeto.
Cabe a esses órgãos o devido apoio a esses produtores, que ao meu ver, são heróis que estão na guerra sem subsidio.
Mas, gostaria de parabenizar a todos os pequenos agricultores de Itagi.