Há 30 anos aqui em nosso país é comemorado o Dia da Árvore, uma data quase que imperceptível pela maioria dos brasileiros, a não ser quando as escolinhas mandam seus pequenos decorarem uma árvore ou quando algum movimento ecológico se dispõe a conscientizar a população para a preservação ambiental. Acho imprescindível refletirmos sobre o papel da árvore para a vida. Pois vejo-me também nessa condição.
Penso que da árvore podemos retirar pequenas grandes lições para o nosso dia a dia, pois a natureza de tão sábia não as criou apenas para o trivial: fornecer-nos sombra, oxigênio e frutos, creio que ela perpassa dessas três funções básicas. Talvez quem saiba uma árvore possa ser comparada a uma chave que conduz ao caminho da sabedoria.
O que o mundo precisa neste momento é de uma árvore de ideias que espalhem seus bons frutos e sementes. Pensar que cada um de nós é uma semente pronta para germinar, florescer, procriar e continuar o maravilhoso ciclo da vida.
Se a vida no planeta corre risco de extinguir-se pela exploração ambiental do mundo capitalista que gerou uma sociedade consumista dos recursos naturais, vejo também outro grande problema: o ser humano enquanto árvore está se desfalecendo ou deixando-se contaminar por uma praga capaz de nos tornarmos seres mórbidos.
São tantos os frutos que posso deixar nessa vida, enquanto árvore... Tem um cachorro faminto e doentio na porta do banco, todos os dias o vejo, penalizo-me e não faço nada. Tem um aluno sendo agredido fisicamente e verbalmente em casa e mais uma vez nada faço. Tem alguém pedindo socorro na minha rua e não consigo ouvi-lo e nem enxerga-lo. Cadê meu oxigênio? Cadê minha condição de ser escolhido pelo Criador para ser um ser ativo e racional? Apenas digo que a educação vai mal, a distribuição de renda no meu país é péssima, os políticos só pensam em seu bem estar. Assim é mais fácil apontar a folha seca que cai da minha árvore vizinha.
Vejo o Itagi em Foco como uma importante árvore na nossa cidade, pessoas simples que através das habilidades que O Grande Criador da natureza deu-lhes divulga uma ideia, um fato, faz uma reflexão capaz de mudar um alguém em um milhão. Talvez você pense que no meio da floresta uma arvore que morre não faz falta e por isso você não a conserva não a defende, afinal o que é uma gota em meio a um oceano? Talvez você pense que sozinho não tem muita coisa a oferecer a uma cidade com aproximadamente 14 mil habitantes, a um país com mais de 200 milhões de brasileiros, a um planeta com mais de 7 bilhões de pessoas. Realmente os números assombram e nos tornamos pequenos, então vale pensar: uma arvore faz falta ao planeta e uma praga pode destruir uma floresta inteira.
O dia 21 de Setembro, dia da árvore, marca a chegada da primavera, estação onde a natureza parece recuperar toda a vida que estava adormecida pelos dias frios de inverno. Que tenhamos uma linda primavera, que possamos render várias ideias e atitudes. E não se preocupe se as suas flores não cobrirem o planeta, basta que tenha um pequeno vaso na janela da sua casa, para que os passantes a admirem e encantem-se com sua ideia. E possa copiá-la deixando mais bela a rua ao lado, a de cima, a daquele bairro e assim por diante.
Feliz dia da árvore para você que é uma árvore que está enfrentando a falta de conscientização humana. Para você que com determinação está renascendo de uma terra seca com pedregulhos. E para você, é claro, que é uma arvore produtiva.
Tenha uma boa estação!
Amei o texto, linda reflexão!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirParabéns Taise,
ResponderExcluirQue bom que você seja uma colunista do Itagi em Foco para nos oferecer mais textos maravilhosos como esse. Fiquei fã! Parabéns.
Lembrei dos professores e professoras que fizeram a diferença em minha vida.Ensina tua criança no caminho em que ela deve andar, e quando estiver grande não se esquecerá.
ResponderExcluir"Eis que a semeadora saiu a semear..."
Jesus em a Parábola do Semeador
Lindo texto!! Meus três minutos mais bem aproveitados do dia.
ResponderExcluirGostei muito! Parabéns Itagi em Foco, por valorizar os talentos da cidade. Muito bons os textos dessa seção.
ResponderExcluirVejo que nestes trinta anos de comemoração da primavera, você foi um fruto bom que nasceu para brilhar parabéns pelo texto.
Parabéns Taíse pela bela reflexão!!
ResponderExcluir