O mau hálito se produz principalmente por dois fatores, higiene bucal e saúde gastrointestinal. O mau hálito pode geralmente ser erradicado ou melhorado com a higiene bucal adequada. O mau hálito é notado por outras pessoas, e geralmente não é fácil comentar sobre o problema de mau hálito. O mau hálito, também conhecido como “halitose”, não tem porque ser um problema invencível. A causa do mau hálito:
Existem muitas causas de mau hálito, algumas são crônicas e outras temporárias. Existem várias situações e condições que podem causar o mau hálito, incluindo doenças respiratórias que favorecem o crescimento de bactérias nas vias respiratórias e a diabetes devido à diminuição da resistência às infecções orais. Fazer dieta também pode causar problema de mau hálito.
A halitose ou mau hálito é causado principalmente pelo enxofre que produzem as bactérias, que normalmente ocorrem na boca e na superfície da língua, nos dentes, nas gengivas e na garganta. Má higiene dental e doença periodontal pode ser a origem do mau hálito. Abaixo apresentamos a lista de alguns bons remédios caseiros para o mau hálito:
  • Os cravos são um forte antisséptico. Faça um chá colocando 3 ou 4 colheres de chá de cravo moído em água quente e deixe descansar durante 20 minutos, mexa com frequência. Coe e use como um bochecho ou gargarejo duas vezes por dia.
  • Mastigue algumas avelãs, muito lentamente, e estas irão absorver o mau hálito.
  • Outro remédio caseiro eficaz para o mau hálito é a erva-doce. A erva-doce é muito útil e pode ser utilizada de muitas maneiras. Mastigar as folhas desta planta e permitir que a saliva que se acumule na boca. Ou, misturar o recheio de uma cápsula de erva-doce com bicarbonato de sódio, transformando em uma pasta, e escovar os dentes, as gengivas e a língua com ela. Os restos líquidos de erva-doce podem ser esfregados nas gengivas e na língua.
  • Chupar uma rodela de limão com sal para deter o mau hálito causado pela cebola ou alho.
  • Chupar um pequeno pedaço da casca de canela durante o dia pode ajudar a reduzir o problema.
  • Escovar os dentes com bicarbonato de sódio (ou uma pasta feita com peróxido de hidrogênio) ajudará a reduzir a acidez na boca e criar um ambiente menos favorável para o crescimento de bactérias e, assim, ajuda na cura do mau hálito. Este é outro eficaz remédio caseiro para o mau hálito.
  • Mastigar menta, salsa, manjericão, alecrim, tomilho e gualtéria ajudam a reduzir o problema do mau hálito.
Fonte: saudedicas