Os derrames e acidentes vasculares cerebrais são complicações vasculares cada vez mais frequentes. Por isso, é interessante conhecer como evitá-los, e o que melhor para fazer isso do que através do consumo de certos alimentos, como, por exemplo, as frutas cítricas.
Os cítricos (laranja, uva, tangerina, limão e lima) são um grupo de frutas muito populares e que é possível conseguir em qualquer lugar do mundo, o que é muito bom já que muitas pessoas podem se beneficiar com certas propriedades que foram conhecidas recentemente.
Aparentemente os cítricos reduziam o risco de sofrer derrame e acidente vascular cerebral (AVC). Esta afirmação vem da mão de alguns estudos científicos.
Em Que Se Baseiam Estas Afirmações?
De acordo com certos estudos científicos as frutas cítricas são ricas em flavonoides, substâncias naturais que reduzem as probabilidades de sofrer de derrame cerebral. Aparentemente, os cítricos contêm seis subclasses de flavonoides, que seriam os responsáveis por tal benefício protetor cerebral. Estas substâncias melhoram a função dos vasos sanguíneos e tem um efeito anti-inflamatório. Este benefício se observa principalmente em mulheres.
Por outro lado, os cítricos são frutas ricas em vitamina C. Esta vitamina protege o cérebro dos derrames cerebrais e acidentes vasculares cerebrais, já que regula a pressão arterial e promove a formação de colágeno, uma proteína que se encontra não apenas nos ossos ou na pele, mas também nos tecidos que formam as veias e artérias. Graças a este estudo se observou uma associação entre a vitamina C e redução de doenças cardíacas.
Estes resultados são muito interessantes e úteis para prevenir, modificar hábitos alimentares, e incorporar alimentos à dieta, que podem proteger o cérebro e o coração. Incorporar cítricos a sua dieta pode ser feito de diferentes maneiras, como fruta natural, sucos, batidos, saladas ou sobremesas.
Na antiguidade, os alimentos e plantas eram considerados remédios naturais que poderiam prevenir e tratar várias doenças. Ao longo do tempo essa tradição foi mudando, por isso é importante voltar ao natural. É a melhor maneira de ter uma melhor qualidade de vida e prevenir doenças que, na atualidade tiram a vida de milhares de pessoas.
Fonte: Saudedicas