Os casos de dengue no país diminuíram 76,7% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (23). Em 2014, foram 215.169 notificações, contra 921.716 registrados em 2013. O número de casos graves também caiu 80% no mesmo período deste ano.
A tendência de queda acompanha os óbitos pela doença, que decresceram 87% em relação a 2013. Treze estados não registraram óbitos neste período: Rondônia, Acre, Roraima, Pará, Amapá, Tocantins, Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os estados do Amapá, Roraima, Sergipe, Maranhão, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Sul, apresentaram os menores índices de notificação pela doença neste período. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, atribui a diminuição no número de casos graves à organização da rede pública de saúde em todo o país, a ampliação no fluxo de atendimento, ao diagnóstico precoce e a maior conscientização da população.
“Esses números mostram que estamos no caminho certo. Contribuíram para esta redução o esforço dos profissionais de saúde e o controle dos focos do mosquito pelas equipes de vigilância. A participação da população na eliminação dos criadouros do mosquito também foi fundamental para a redução da dengue”, avalia Chioro.
Postar um comentário
Blogger FacebookNão serão aceitos comentários que denigram a imagem pessoal de quem quer que seja. Todos os comentários que porventura sejam julgados impróprios serão excluídos do quadro de postagens.