A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio do Centro de Referência e Assistência Social – CRAS do Cansanção, no Joaquim Romão, realizou nesta terça-feira, 01 de julho, o Projeto “CRAS Itinerante”.
O evento aconteceu durante todo o dia na Escola Municipal Corina Leal, na comunidade da Fazenda Velha. O projeto tem o objetivo decentralizar os trabalhos do CRAS, a fim de levar os serviços do centro para as comunidades mais afastadas da sede.
Nesta etapa o projeto levou atendimento e cadastramento de famílias para inserção em programas sociais como o Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida. Foram realizadas palestras sócio educativas, atividades físicas com a comunidade, apresentações culturais como a dança. Outra ação foi o atendimento do BPC – portador de deficiências e idoso, visita domiciliar, além de atendimento médico em parceria com a Secretaria de Saúde realizando aferição de pressão e glicemia.
O CRAS do Cansanção atende quase 6 mil pessoas de diversos bairros da cidade. Moradores de localidades como a Barragem de Pedra, Curral Novo, Fazenda Velha e uma parte do Joaquim Romão são atendidas pelo órgão. Nesta primeira etapa foram atendidas aproximadamente 60 pessoas. Esses atendimentos foram em sua maioria a inclusão do cadastro no Bolsa Família e acompanhamento psicológico e de assistência social.
Para Sidnea Oliveira de Araújo Coordenadora do CRAS do Cansanção e idealizadora do CRAS Itinerante, “é importante esse projeto por diminuir as dificuldades que essas comunidades tem de receber os atendimentos, com a vinda desse projeto essas pessoas passaram a ter acesso a todos os serviços mais próximo de suas casas”, afirmou a coordenadora.
As próximas etapas do CRAS Itinerante acontecem na comunidade da Barragem de Pedras, no dia 15 de julho, e retorna a Fazenda Velha, no dia 21 de Julho, com o mutirão do Bolsa Família e do exame preventivo, como explica a Enfermeira Poliana Andrade coordenadora do PSF Senhorinha Ferreira de Araújo no Curral Novo, “com a vinda do Mutirão do Preventivo queremos abranger toda a área da Fazenda Velha com marcação de exames preventivos, para isso estaremos aqui com 12 enfermeiros e um médico, para a realização do exames na própria comunidade” explicou a enfermeira.
Assessoria de Comunicação Social
Secretaria Municipal de Relações Institucionais e Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Jequié
Postar um comentário
Blogger FacebookNão serão aceitos comentários que denigram a imagem pessoal de quem quer que seja. Todos os comentários que porventura sejam julgados impróprios serão excluídos do quadro de postagens.