Cada porção de grãos integrais pode reduzir o risco de insuficiência cardíaca em 7%, entre as pessoas de meia-idade de acordo com as conclusões de um estudo de longo prazo.
Por outro lado, cada porção de produtos lácteos com alto teor de gordura e o ovo parecem aumentar o risco da insuficiência cardíaca em 8% a 23%, respectivamente, a Dr. Jennifer A. Nettleton, da Universidade do Texas Health Sciences Center em Houston, e seus colegas descobriram.
“Os grãos refinados, um iogurte com gordura e um ovo ocasionalmente não vão levar a insuficiência cardíaca de forma imediata, mas a continuação deste padrão alimentar de comportamento poderia”, disse Nettleton.
A insuficiência cardíaca é uma doença crônica na qual o coração perde progressivamente a sua capacidade de bombear o sangue de forma eficiente, deixando os órgãos com insuficiência de oxigênio.
Aproximadamente a metade dos participantes eram mulheres e um quarto eram afro-americanos, em geral, 1.140 participantes foram hospitalizados por insuficiência cardíaca durante o período de estudo, este foi o relatório dos pesquisadores deram no Journal of the American Dietetic Association.
Após levar em conta fatores de risco que afetam a insuficiência cardíaca, tais como a ingestão de calorias, estilo de vida, doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão, os pesquisadores descobriram que a insuficiência cardíaca mais baixa foi encontrada naqueles que tiveram um maior consumo de grãos integrais e o maior risco foi associado com o maior consumo de ovos e laticínios de alta gordura.
Estas associações foram realizadas fora da ingestão de carne vermelha, frutas e verduras, peixes e frutos secos, já que estes foram comprovados em outros estudos como benéficos para a saúde cardíaca.
Fonte: Saudedicas