O rim é um órgão, em forma de feijão com uma parte convexa para o exterior e localizado em ambos os lados da coluna vertebral, especificamente na região ou área lombar.

Em um adulto normalmente pesa cerca de 150 gr. cada e medem de 11 a 13 centímetros em seu eixo longitudinal.

Mantém-se em sua posição graças à gordura que o envolve, os músculos e as vísceras abdominais.

O rim tem como função principal a eliminação de resíduos do sangue mediante a produção de urina. Neste sentido, filtra entre 180 a 200 litros de sangue por dia, para produzir 2 litros de urina que concentram os resíduos e o excesso de líquidos.

Uma vez filtrado, o sangue viaja para o coração limpo de substâncias, como a uréia ou a creatinina e com equilíbrio ideal de sódio, cálcio, potássio e fósforo. Esses órgãos também produzem hormônios necessários para a produção de células vermelhas do sangue, regulam a pressão arterial ou fixam o cálcio nos ossos.


No entanto, muitas vezes o rim, por diferentes razões, não pode realizar a plena capacidade de suas funções de limpeza o que causa o acúmulo de muitas substâncias tóxicas perigosas para o organismo. Quando isso acontece, a pessoa experimenta sintomas, tais como:
Falta de energia.
Dificuldade para dormir.
Cãibras musculares noturnas, especialmente nos pés.
Inchaço dos tornozelos e das pernas. Quando os rins trabalham com um mau rendimento têm problemas para eliminar o excesso de água através da urina. Isso se reflete em um maior inchaço das pernas, porque se retém líquidos, mas o excesso de água também entra nas veias e o coração tem que bombear com mais força para circular o sangue, o que provoca tensão.
Menstruação irregular. As mulheres com um rim que não está em sua plena capacidade tendem a ter períodos irregulares e sua função interfere com a produção de hormônios femininos e também, quando existe disfunção renal o corpo retém impurezas que inibem a produção de óvulos afetando a menstruação.


Muitos remédios caseiros e naturais, devidamente utilizados, têm efeitos benéficos para ajudar a limpar e refrescar os rins para permitir uma maior emissão de urina.
Remédios Caseiros Para Limpar E Refrescar Os Rins:
Lave e pique um ramo de salsa e despeje em um litro de água. Ferva por 10 minutos, deixe esfriar e coe. Tome ao longo do dia.
Tome água de coco verde diariamente.
Ferva 30 gr. de brotos de álamo negros e 100 gr. de milefólio em 2 litros de água até reduzir a 1 litro. Coe e deixe em infusão por 1 hora. Distribua para tomar em 3 dias, na razão de 2 vezes por dia, todos os dias.
Ferva 30 gr. de manjericão e 30 gr. de folhas de sálvia em 2 litros até reduzir a 1 litro. Coe e beba ao longo do dia.
Ferva 60 gr. de rizoma de gramado dos boticários e 40 gr. de estigmas de milho em 2 litros de água até reduzir a 1 litro. Em seguida, coe e beba durante o dia.
Ferva por 10 minutos 30 gr. de folhas de groselha negra e 20 gr. de bagas de zimbro em um litro de água. Filtre e distribua em 6 partes para tomar em 3 dias, na razão de 2 vezes por dia, 6 dias por semana, durante 4 semanas consecutivas, ou seja, 24 dias no total.
Ferva 60 gr. de raiz de gatuna e 40 gr. de flores de urze em 2 litros de água até reduzir a 1 litro. Deixe em infusão durante 30 minutos, coe e distribua em 8 partes para tomar em 4 dias, na razão de 2 vezes ao dia, durante 16 dias consecutivos.


Recomendações: Tomar de 1 a 2 litros de água por dia para evitar o excesso de concentração de resíduos na urina. Esta contribuição deve ser aumentada em dias quentes ou depois de uma atividade física extenuante, situações em que a perda de água é muito maior através do suor.


Comer mais verduras e hortaliças. Devido ao seu elevado teor de água e de potássio e baixo fornecimento de sódio, a maior parte delas são depurativas e diuréticas, por isso facilitam o trabalho dos rins evitando sobrecargas.

Evitar o consumo excessivo de drogas da família dos antiinflamatórios como o ibuprofeno, já que podem ser tóxicas para os rins. Se a sua ingestão é necessária, deve ser tomada com bastante água durante todo o dia.

Manter o açúcar no limite. A diabetes impede que o corpo utilize a glicose de forma correta e quando o açúcar permanece no sangue em vez de se decompor age como um veneno que obstruí os vasos sanguíneos dos rins, e estes, sem uma boa irrigação sanguínea, deteriora-se, não filtram bem e a albumina (uma proteína) acaba na urina, onde não deveria estar.

Controlar a hipertensão. A hipertensão acaba danificando os vasos sanguíneos renais de forma que não filtram os resíduos do sangue como deveriam. Por isso, recomenda-se uma dieta baixa em sódio, evitando especialmente alimentos ricos em sal, como enlatados e carnes salgadas. Para evitar excesso de sal na cozinha, recomenda-se, temperar os pratos com ervas aromáticas (manjericão, orégano, salsa.), alho ou suco de limão.

Realizar, pelo menos uma vez por ano, uma análise da urina para verificar se existe albumina, um tipo de proteína. Os rins são concebidos para manter todas as proteínas do corpo, e um dos primeiros sinais de que os rins não estão limpando corretamente o organismo é que a albumina começa a entrar na urina. Igualmente é necessário fazer uma análise da creatinina no sangue.

Evite alimentos ricos em colesterol ruim ou colesterol LDL. O colesterol prejudica o coração e à saúde deste órgão está intimamente ligada aos rins. Portanto, sugerimos:
Reduzir as gorduras saturadas (carne vermelha, leite integral) e aumentar as insaturadas (peixe azul, óleos de sementes e frutos secos).
Leia atentamente os rótulos dos alimentos e fixe no tipo de gordura que fornecem.
Use azeite de oliva virgem ou de milho para cozinhar e retire a gordura das carnes e a pele do frango e peru, pois têm muito colesterol.
Evite refrigerantes e sucos industriais, os néctares de frutas e os chás enlatados ou engarrafados, já que contêm muito fósforo. Prefira os sucos caseiros como limonadas, elaborados com frutas naturais e hortaliças frescas, assim como sopas e cremes de legumes preparados com caldo de legumes e azeite de oliva virgem.
Evite o consumo excessivo de proteína, já que é uma fonte de ureia. Neste sentido, o rim limpa o sangue de resíduos que são expulsos pela urina. Um dos principais é a ureia, que, por sua vez, é formado a partir da decomposição das proteínas. Portanto, se este nutriente excede os rins têm que trabalhar mais para eliminar a ureia e isso pode danificá-los.

Fonte: Saudedicas