A rubéola, também conhecida como sarampo alemão, é uma infecção viral contagiosa, que é caracterizada por uma erupção de cor vermelha distinta, entre outros sintomas.
Embora a rubéola não seja o mesmo que o sarampo, as duas doenças compartilham algumas características, como a erupção de cor vermelha. No entanto, a primeiro é causada por um vírus diferente da segunda e não é tão contagiosa ou tão grave como a última.
A rubéola supõe um risco significativo para a saúde das mulheres grávidas, porque se esta doença é contraída, particularmente no primeiro trimestre, pode sofrer um aborto ou o feto pode sofrer graves defeitos de nascimento.
Esta doença é causada por um vírus e transmitida da mesma maneira que um resfriado, através de pequenas gotículas produzidas pelo nariz e boca, embora não seja tão contagioso como o sarampo, tem um longo período de incubação, que varia de 12-23 dias e as pessoas que têm o vírus podem infectar outras pessoas até 10 dias antes que os sintomas apareçam.
Os Sintomas Da Rubéola:
O principal sintoma da rubéola é uma erupção de cor vermelha, que geralmente começa na cabeça e no pescoço, e que se desenvolve no dia 17 ou 18 após a exposição. Esta erupção é composta de pequenas manchas vermelhas ou rosas que podem produzir coceira, e que se estendem pelo corpo, desaparecendo da cabeça até chegar ao tronco, e pode durar cerca de 3-5 dias.
Outros possíveis sintomas incluem: dor de cabeça, conjuntivite leve e coriza. Algumas pessoas experimentam sintomas de alerta, que se manifestam como febre, gânglios inchados, especialmente atrás da orelha, dores generalizadas e fadiga, os quais duram de 1-5 dias antes que a erupção apareça e são mais comuns em adultos do que em crianças.
Complicações Associadas À Rubéola:
A complicação mais comum associada com a rubéola é o desenvolvimento de uma forma leve de artrite que geralmente desaparece por si só, sendo mais grave em adultos e mais comum em mulheres do que em homens.
Tal como acontece com muitas outras infecções virais, as pessoas também podem contrair uma infecção de ouvido, geralmente em crianças com menos de quatro anos de idade, ou outras, como sangramento devido à diminuição das plaquetas (trombocitopenia), ou a encefalite.
Outra complicação grave da rubéola ocorre quando mulheres grávidas a contraem, porque existe um alto risco de defeitos de nascimento ou aborto se a mulher contrai a rubéola nos primeiros três meses de gravidez, como indicado nas linhas anteriores; passado este tempo, o risco começa a diminuir se a mãe contrair a doença após 20 semanas de gestação.
Os problemas observados em crianças nascidas de mães infectadas incluem: defeitos da medula óssea, catarata, surdez, retardo de crescimento, defeitos cardíacos ou problemas de desenvolvimento.
Tratamento Da Rubéola:
Não existe um tratamento específico para a rubéola, já que normalmente é uma condição leve e melhora sem tratamento dentro de 7-10 dias.
Será importante que a criança:
Beba muito líquido, especialmente se tiver uma temperatura elevada, para que não fique muito desidratada.
Baixar a febre, o paracetamol ou ibuprofeno podem ser utilizados para reduzir a febre e tratar a dor ou qualquer desconforto. Não se deve administrar aspirina a crianças menores de 16 anos. Se tiver febre, você pode tentar reduzi-la, mantendo fresca a criança com compressas frias.
Se a criança tem frio ou sintomas similares, tais como secreção nasal, dor de garganta ou tosse, você pode:
Sentar a criança em um banho quente e umedecê-la ou colocar uma toalha molhada em um radiador quente, para liberar mais vapor.
Ofereça bebidas quentes para a criança, com limão ou mel, para relaxar as vias respiratórias, soltar o muco e aliviar a tosse; mas lembre-se de não dar mel, se o bebê tem menos de 12 meses.
Fonte: Saudedicas
Postar um comentário
Blogger FacebookNão serão aceitos comentários que denigram a imagem pessoal de quem quer que seja. Todos os comentários que porventura sejam julgados impróprios serão excluídos do quadro de postagens.