Ads (728x90)

<>

A agência do Banco do Brasil em Ipiaú comemorou o Dia da bandeira do Brasil com uma solenidade que contou com a presença do prefeito Deraldino Araújo e outras autoridades locais. O ato solene ocorreu às 8 horas desta terça-feira,19, cabendo ao gerente da agencia, Victor Cesar da Silva, o hasteamento do pavilhão nacional. A bandeira estadual foi hasteada pelo aspirante Thiago, da 55ª Companhia Independente da Policia Militar, e a municipal pelo prefeito Deraldino. As pessoas presentes cantaram o Hino à Bandeira, da autoria de Olavo Bilac, trazendo assim mais brilhantismo ao momento cívico. A importância do Banco do Brasil para a economia de Ipiaú e a boa parceria que o município estabeleceu com esta instituição financeira foi ressaltada pelo prefeito.
 Em seu pronunciamento o gerente Victor Cesar da Silva lembrou que no próximo dia 10 de abril de 2014 a agencia completará 60 anos de existência e bons serviços prestados à comunidade de Ipiaú e região. “Será mais um motivo de comemoração”, destacou  Victor Cesar. Ele informou que há algum tempo não ocorria hastementos de bandeiras na agencia e adiantou que esse ritual passará a ser uma rotina cotidiana. A comemoração do Dia da Bandeira passou a fazer parte da história do país após a Proclamação da República, no ano de 1889. Com o fim do período Imperial (1822-1889), a bandeira desenhada por Jean Baptiste Debret, que representava o império, foi substituída pelo desenho de Décio Vilares.

“A substituição da bandeira imperial por uma bandeira republicana representa as mudanças que o Brasil passava naquele momento: mudanças na forma de governo e de governar, do regime imperial para uma república federativa. Além disso, a nova bandeira representava a simbologia que estava agregada ao republicanismo, como a ideia de um Estado-nação, o patriotismo e o surgimento do sentimento nacionalista, ou seja, a construção identitária do povo brasileiro, a identidade nacional”. (Giro/José Américo Castro).

Postar um comentário

Blogger

Não serão aceitos comentários que denigram a imagem pessoal de quem quer que seja. Todos os comentários que porventura sejam julgados impróprios serão excluídos do quadro de postagens.