Antes da poluição que assola os Rio das pedras e o Rio da palmeira, os moradores de Itagi usavam as águas desses rios para os mais diversos fins. Além dos banhos, brincadeiras e piqueniques, as águas eram usadas para lavar carros, motos, bicicletas, roupas, panelas, pratos, talheres, cavalos, cães, etc.
Nos fundos dos quintais banhados pelos rios era comum a meninada fazer barragens com pedras, no intuito de deixar mais fundo o local, para a prática de banhos, cangas e corrida de jangadas feitas com bananeiras.
Hoje, com a poluição química e orgânica cada vez maior, o uso das águas dos nossos rios, para trabalho e lazer, trocou de endereço. Quase ninguém se arrisca em fazer uso delas nas proximidades da nossa cidade, a procura por locais mais distantes é uma necessidade para evitar acidentes ou doenças.
Nos dias mais quentes de nossos verões, jovens, adultos e crianças saem em verdadeiras caravanas para se refrescarem no Poço da Mãe da D`Água (onde era gerada energia para Itagi), na Cachoeira de Cândido e em Céu. Esses são os três destinos tradicionais do Rio das Pedras para banho que Itagi apresenta.
Poço da Mãe da D`Água |
Quem não se lembra dos pulos (de pé e de agulha) que os meninos mais corajosos davam do antigo motor gerador de energia no Poço da Mãe da D`Água? Quem pode se esquecer das descidas feitas escorregando na Cachoeira de Cândido? Dos jogos de pega-pega e cangas? Das frutas tiradas sem permissão dos donos (principalmente jacas)? Das pobres bananeiras tiradas para virarem jangadas?
Céu |
Tudo isso é tradição. Essa tradição se realiza em locais que deveriam permanecer preservados, sem poluição de qualquer ordem. Isso seria bom para os meninos cinquentões e sessentões que fizeram uso desses patrimônios naturais, seria bom para os meninos de hoje e seria para excelente para os meninos do futuro.
Cachoeira de Cândido |
Postar um comentário
Blogger FacebookNão serão aceitos comentários que denigram a imagem pessoal de quem quer que seja. Todos os comentários que porventura sejam julgados impróprios serão excluídos do quadro de postagens.