Em artigos anteriores vimos quais são os benefícios da soja para a saúde, neste caso, vamos falar de quais são os benefícios que fornece este alimento para o funcionamento do cérebro.
Os resultados que vamos compartilhar neste artigo foram obtidos em uma recente pesquisa com roedores com sobrepeso, com alterações no hipocampo.
Uma dos aspectos que geralmente passa despercebido na obesidade, é as consequências que esta produz no organismo. Principalmente, estávamos ancorados na imagem da obesidade, no resultado estético, sem nunca nos perguntarmos quais outras conseqüências provoca para a saúde. Por exemplo:
Você Sabia Que A Obesidade Pode Causar Lesões No Cérebro?
Um dos danos que causa a obesidade ao cérebro é que esta tem influência na regeneração neuronal (nascimento de novos neurônios ou a produção de células) no hipocampo, uma área do cérebro que é responsável pela regulação do controle emocional, da memória e da cognição.
Nas últimas pesquisas sobre os efeitos da obesidade para o cérebro foi comprovado como a soja, ou melhor, o seu alto teor de isoflavonas, restaura os níveis de neurogênese. Isso levou os cientistas a considerar que incorporar a soja a uma dieta saudável ajudaria a neutralizar os efeitos da obesidade, já que seriam melhorados os estados emocionais e cognitivos.
Podemos encontrar isoflavonas em diferentes tipos de alimentos, desde a soja e todos os seus derivados (leite de soja, farinha de soja, proteína de soja e fava de soja, etc.), até os legumes, mas estes a contêm em menor quantidade (lentilhas, ervilhas, feijão branco ou grão de bico).
Não sabia que fazia bem TAMBÉM para o cérebro! Muito bom, soja é tudo de bom... Troquei todos meus sucos por Ades!
ResponderExcluirhttps://www.facebook.com/adesbrasil