Você sabia que as novas descobertas falam muito bem sobre as propriedades das toranjas? Aparentemente, uma substância presente nesta fruta seria muito positiva para o trabalho dos rins e ajudaria a combater a insuficiência renal. Não deixe de saber mais a respeito!
A toranja ou grapefruit é um cítrico que tem como principal característica o seu sabor amargo e ácido. Esta fruta possui múltiplas propriedades entre as quais se destacam os antioxidantes e os benefícios relacionados à digestão e o sistema urinário, entre outros. Ao mesmo tempo esta fruta é rica em vitaminas A, B1, B3, B6 e C, possui cálcio, potássio e magnésio.
Mas a novidade está na descoberta de um grupo de pesquisadores da Universidade de Londres, sobre a naringenina, um composto natural também presente nas laranjas e nos tomates. Esta substância bioativa pode bloquear a formação dos cistos renais, propondo um tratamento inovador para a insuficiência renal.
Até agora, tudo o que podiam fazer as pessoas afetadas por esta doença era apenas conviver com ela, controlando os sintomas. Entre os quais estão alguns como o sangue na urina, micção excessiva durante a noite, dor abdominal e nas articulações, entre outros.
Assim, o tratamento tradicional, que inclui o controle da doença, pressão arterial, consumo de diuréticos e levar uma dieta com pouco sal, se adiciona a ingestão de naringenina, em suplementos ou por via intravenosa, já que esta não é absorvida facilmente.
Mas os benefícios da naringenina são alguns mais, além de ajudar a emagrecer e controlar o colesterol, também ajuda na proteção do fígado e de acordo com um estudo de Harvard pode combater a hepatite C. Inclusive existem pesquisas relacionadas com uma doença que a cada dia encontra novas possibilidades de cura: o câncer.
Estes estudos demonstram que a administração oral de naringenina pode diminuir significativamente os tumores. Embora esta substância possua muitos benefícios, em interação com alguns medicamentos pode resultar negativa.
Fonte: Saudedicas