Muitas mulheres grávidas tomam medicamentos com ou sem receita médica em algum momento durante a gravidez e estes medicamentos não devem ser utilizados nesta etapa a menos que seja absolutamente necessário, porque muitos deles podem prejudicar o feto. Neste sentido, entre 2 a 3% de todos os defeitos de nascença são o resultado de tomar medicamentos para o tratamento de um transtorno. No nosso site de Saúde te contamos quais precauções com os medicamentos durante a gravidez, devemos tomar.
Às vezes, os medicamentos são essenciais para a saúde da gestante e do feto, mas sempre devem ser prescritos pelo seu médico, porque você tem que ter em mente que os medicamentos alcançam o feto através do cruzamento da placenta, e tomam a mesma rota que o oxigênio e os nutrientes, os quais são necessários para o crescimento e o desenvolvimento do bebê que está para nascer.

Como Os Medicamentos Afetam A Gravidez:

Contamos nas próximas linhas como os medicamentos afetam a gravidez:
  • Podem atuar diretamente sobre o feto, causando danos, desenvolvimento anormal e os subsequentes defeitos de nascimento ou morte.
  • Podem alterar a função da placenta, porque estreitam os vasos sanguíneos e, reduzem, portanto o suprimento de oxigênio e nutrientes para o feto, resultando em um bebê abaixo do peso e subdesenvolvido.
  • Podem fazer com que os músculos do útero se contraiam com força, ferindo indiretamente o feto através da redução do fornecimento de sangue ou desencadeando um parto prematuro.

Quais Precauções Tomar Com Os Medicamentos Durante A Gravidez?

Se você quer saber quais precauções tomar com os medicamentos na gravidez, preste atenção aos conselhos que apresentamos a seguir:
  • Fale com o seu médico antes de tomar qualquer medicação, porque ele pode prescrever um medicamento mais seguro, que pode ser substituído por um que é susceptível de causar danos durante a gravidez.
  • Porque alguns medicamentos são muito tóxicos, nunca utilize talidomida, para tratar as náuseas durante a gravidez, porque provocam defeitos de nascimento graves, como o extremo subdesenvolvimento dos braços e das pernas, defeitos do intestino, coração e vasos sanguíneos do bebê.
  • Tenha cuidado se você tiver tomado isotretinoína antes de ficar grávida, um medicamento para tratar doenças de pele, porque pode ter efeitos nocivos após o término do tratamento. Entre outras coisas, pode causar defeitos de nascimento se você ficar grávida nas duas semanas após o término do medicamento; você deve esperar pelo menos 3 a 4 semanas antes de engravidar.
  • Tome cuidado com os diuréticos, porque esses medicamentos podem causar sérios problemas no feto, tais como danos nos rins, problemas de crescimento antes de nascer e defeitos de nascimento.
  • Preste atenção às vacinas, como a vacina contra a rubéola ou varicela, as quais não se aplicam em mulheres que estão ou podem estar grávidas. Outras vacinas, como a hepatite A e B, sarampo, caxumba, tétano, difteria e febre tifoide, apenas são administradas em mulheres grávidas se estão em risco considerável de desenvolvimento essa infecção em particular.
  • Se você toma anti-hipertensivos, estes últimos podem reduzir significativamente o fluxo sanguíneo para a placenta se diminuem a pressão arterial muito rapidamente, por isso você deve ser acompanhada de perto pelo seu médico.
Fonte: Saudedicas