Nos países capitalistas, nas sociedades contemporâneas, derrotado é aquele sujeito despreparado, incapaz, considerado fraco, que não merece maiores considerações da sociedade.
Seja no coletivo ou no individual, no público ou no privado, a visão é a mesma, derrota é vergonha e fracasso.
É verdade que num primeiro momento, elas, as temíveis derrotas, trazem inúmeras dificuldades como tristeza, desespero, desgosto, depressão, e isolamento; podendo em algumas situações levar-nos à pobreza ou até a falência. Isto porque, Invariavelmente às derrotas, somam-se outras perdas.
Já as vitórias trazem alegria, aprovação, reconhecimento social, ascensão financeira e poder.
As vitórias trazem-nos a falsa sensação de poder e a ilusão de superioridade.
Não deveria ser desta forma, afinal, crescemos ouvindo dizer que as derrotas ensinam mais que as vitórias, e isto é a pura verdade.
Quantas vitórias se transformam em derrotas e quantas derrotas já se transformaram em vitórias?
Quantos ganhadores da mega sena depois de ficarem milionários da noite para o dia caíram na miséria ou perderam a vida?
Nos esportes, por exemplo, esta mesma seleção de futebol da Alemanha, finalista da copa do mundo de 2014 no Brasil, foi derrotada e execrada na copa de 2006, em casa, na fase semifinal, e hoje, está aí, vitoriosa.
Assim é a vida!

Postar um comentário
Blogger FacebookNão serão aceitos comentários que denigram a imagem pessoal de quem quer que seja. Todos os comentários que porventura sejam julgados impróprios serão excluídos do quadro de postagens.