Ads (728x90)

<>

O tártaro, aquele monstro amarelo com o qual nos assustávamos quando éramos crianças e não queríamos escovar os dentes, não era uma fantasia infantil… Realmente existe! E se você deixá-lo se acumular entre os seus dentes e gengivas pode ser muito ruim para a sua saúde oral. Em Saúde Dicas te dizemos como evitá-lo.

Quando você não limpa bem os dentes e com frequência, a placa bacteriana que se forma dos resíduos de comida que ficam dentro da sua boca, vai se endurecendo gradualmente até se converter em tártaro. O que é isso? É uma camada amarelada e dura, que se acumula especialmente entre os dentes ou nas bordas das gengivas, exatamente onde a escova não alcança.

Não pense que a placa leva muito tempo para se converter em tártaro… Isso pode acontecer de um dia para outro, em aproximadamente 26 horas. Por isso, é tão importante o cuidado e a higiene oral, uma vez que ninguém está isento de apagar o seu sorriso por causa do tártaro, embora muitos não queiram aceitar e acreditam que é um problema de outras pessoas. Você tem certeza que não tem tártaro? Volte e se olhe no espelho, pode ser ainda muito leve e embora você não veja, está lá.


O problema do tártaro não é apenas estético ou que pode lhe causar mau hálito. Se você permitir que o tártaro permaneça em seus dentes e se acumule, as consequências podem ser graves. As bactérias contidas na placa e no tártaro liberam um ácido que enfraquece o esmalte dos seus dentes e causam cáries. Quanto mais tempo você deixar o tártaro, mais os seus dentes vão enfraquecer. Quando o tártaro se acumula sob a gengiva, é ainda pior, porque pode irritar e fazer sangrar, um problema que em longo prazo pode causar doença na gengiva, como gengivite ou a terrível periodontite.

Além disso, quanto mais tártaro você deixou que se acumulasse, mais difícil será para limpar. Como você pode livrar os seus dentes do tártaro? Na verdade, não é preciso fazer um grande esforço para evitar que os seus dentes sejam cobertos pelo tártaro. A coisa mais importante é cumprir todos os passos básicos para manter a higiene oral:
Escovar os dentes após cada refeição (pelo menos três vezes ao dia).
Usar o fio dental diariamente para remover a placa que se esconde aonde a escova não chega, entre os dentes e nas bordas das gengivas.
Usar creme dental com flúor que ajuda a evitar que a placa endureça até se converter em tártaro.
Comer menos doces, o alimento preferido das bactérias na boca.
Visitar o seu dentista uma ou duas vezes por ano, de modo que faça uma limpeza profunda, a melhor maneira de eliminar o tártaro acumulado antes que se calcifique e se converta em cálculos, pequenas pedras que se ocultam sob as gengivas e que as ferem.

Não deixe que o tártaro converta em realidade o seu pesadelo de infância. Evitá-lo é muito fácil e se você deixar acumular pode afetar seriamente o seu sorriso e a sua felicidade.

Fonte: Saudedicas

Postar um comentário

Blogger

Não serão aceitos comentários que denigram a imagem pessoal de quem quer que seja. Todos os comentários que porventura sejam julgados impróprios serão excluídos do quadro de postagens.