O Projeto
tem como objetivo investigar
as causas e consequências da degradação ambiental no Rio das Pedras, bem como
promover meios para buscar possíveis soluções.
Na ocasião o Prefeito Railton
de Oliveira Ramos se comprometeu a ser mais um parceiro na execução do projeto.
Para dar
continuidade ao projeto, será realizada no dia 24 de outubro, às 7h a primeira
visita a nascente do Rio das Pedras.
Apresentação do projeto aos alunos do CELEM |
TEMA:
A degradação ambiental no Rio das Pedras e suas implicações junto à comunidade
de Itagi – BA.
PROBLEMA:
A ausência das matas ciliares, a extração de rochas, o esgoto doméstico e o
descarte de resíduos sólidos no leito do rio podem provocar sua extinção?
OBJETIVO
GERAL: Investigar as causas e consequências da degradação ambiental no Rio das
Pedras, bem como promover meios para buscar possíveis soluções.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Monitorar o volume de água das nascentes do
Rio das Pedras;
·
Sensibilizar os sitiantes e fazendeiros da
importância da preservação da nascente;
·
Identificar as causas reais para o problema;
·
Estabelecer metas para melhoria da
despoluição do rio;
·
Buscar parcerias com a Secretaria de
Educação, Secretaria de Agricultura, EMBASA, Câmara de Vereadores, UESB e
comunidade na perspectiva de encontrar possíveis soluções para o problema
·
Promover o protagonismo juvenil;
·
Estimular nos alunos o senso de investigação
e cooperação.
·
Promover uma audiência pública, orientada
pelos professores e executada pelos estudantes, sobre o Rio das Pedras de
ontem, de hoje e de amanhã.
JUSTIFICATIVA:
O planeta Terra, já foi cantado, na
canção de Guilherme Arantes, como planeta Água. Os oceanos ocupam cerca de 70%
de sua superfície, com um volume total estimado em 1370 milhões de quilômetros
cúbicos
e ainda assim 30% de seus habitantes humanos já sofrem com a falta desse
líquido indispensável a vida.
A
prefeitura de Itagi adotou como slogan de gestão a “cidade das águas”. O hino
de Itagi faz referência aos rios e cachoeiras do município. Mas existe a
necessidade de repensar os conceitos, construir novos discursos, interagir a
ação de cantar ao ato de educar, para preservar e assumir uma postura
condizente com a realidade que o Rio das Pedras apresenta.
Utilizar
os recursos naturais sem comprometer as gerações futuras e a sustentabilidade,
palavra que define a responsabilidade de todos com o planeta. A finalidade
principal deste projeto, é junto à comunidade escolar intervir na recuperação
do nível das águas do Rio das Pedras.
O
desaparecimento do Rio das Pedras implicará em graves problemas para o
município. A água que a Embasa capta para tratamento e abastecimento vem deste
rio. Se o rio desaparecer, como a Embasa continuará fornecendo água a
população?
A
cidade surgiu em torno deste rio. Como não existe uma rede de tratamento de
esgoto na cidade, praticamente todo o esgoto doméstico é despejado no rio e as
suas águas levam o esgoto embora, minimizando os problemas da inexistência de uma
rede de tratamento.
REFERENCIAL
TEÓRICO
Para
Capra (1983, p. 11), existe uma ameaça significativa de extinção da vida humana
na Terra. Segundo Cachapuz e et al. (2011, p. 151) a Conferência das Nações
Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em
1992, exigiu uma ação decidida dos educadores para que os cidadãos e cidadãs
tomem consciência dos problemas ambientais e possam participar na tomada de
decisões de uma forma fundamentada.
Cachapuz
chama atenção dos educadores para a situação de emergência planetária. Segundo
este autor a degradação ambiental promovida pela espécie humana ameaça a
diversidade cultural. Para Cachapuz os
professores educam os jovens como se não houvesse uma emergência planetária.
“Tudo
o que acontece no mundo, seja no meu país, na minha cidade ou no meu bairro,
acontece comigo. Então, eu preciso participar das decisões que interferem na
minha vida” (BRASIL, 2012, p. 01).
A
escola necessita “romper o divórcio” ou o distanciamento entre os conteúdos das
áreas e aqueles que os alunos percebem e adquirem por meio de suas experiências
diárias em contato com a realidade. (TEXEIRA, 2003, p. 89)
METODOLOGIA
A presente pesquisa está configurada
como qualitativa na qual o ser humano se distingue não só por agir, mas por
pensar sobre o que faz e por interpretar suas ações dentro e a partir da
realidade vivida e partilhada com seus semelhantes. (MINAYO, 2010, p. 21).
Entretanto, esta pesquisa também apresenta um caráter quantitativo, pois
pretende traduzir em números as informações sobre o volume de água das
nascentes do Rio da Pedras durante 2 anos.
A pesquisa será realizada com os
professores e estudantes do Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães e do
Colégio Municipal Conselheiro Junqueira Aires.
Esta pesquisa será desenvolvida em
etapas. A primeira etapa consiste no processo de sensibilização para a
realização da pesquisa. Os pesquisadores (professores e estudantes) visitam as
nascentes do rio das pedras, recolhem amostra de água da nascente e do leito do
rio, entrevistam os moradores que vivem próximo as nascentes e o proprietário
da fazenda na qual as nascentes em estão localizadas. Durante as aulas da
quarta unidade do ano letivo de 2014, os pesquisadores (professores e
estudantes) estudam profundamente os conteúdos relacionados com o projeto,
analisam dos dados coletados e apresentam este projeto e os resultados
preliminares para a sociedade Itagiense na primeira audiência pública sobre o
Rio das Pedras.
A segunda etapa consiste no
monitoramento do volume das nascentes durante os anos de 2015 e 2016. O
monitoramento consiste em mensurar o volume de água. Durante este período, os
pesquisadores continuam produzindo conhecimento sobre o Rio das Pedras de
ontem, hoje e amanhã, buscando identificar as causas e consequências da
degradação ambiental.
A terceira e última etapa implica na
realização da segunda audiência sobre essa temática. Os pesquisadores
(professores e estudantes) apresentam os resultados do monitoramento, assim
como, as causas e consequências da degradação ambiental no Rio das Pedras. Este
evento deverá ocorre no mês de setembro de 2016.
AVALIAÇÃO
Este projeto foi construído de forma
colaborativa, e pode ser reformulado quantas vezes for necessário. A avaliação
é formativa, será realizada pelos pesquisadores (alunos e professores),
acontecerá durante todo o processo com a finalidade de aperfeiçoá-lo tendo em
vista os objetivos propostos.
REFERÊNCIA
BIBLIOGRÁFICA
BRASIL.
Formando COM-VIDAS: Comissão de Meio
Ambiente e Qualidade de Vida na Escola. Construindo: Agenda 21 na Escola.
Ed: 3, Brasília, 2012 p.6, p.17.
BRASIL.
Secretaria de Educação Fundamental.
Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos
temas transversais/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF,
1988. p. 80.
CACHAPUZ,
A. et al. A necessária renovação do
ensino de ciências. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
CAPRA,
Fritjof. O ponto de mutação. São
Paulo: Cultrix, 1983.
MINAYO,
M.C.S. Pesquisa Social: Teoria, método e
criatividade. 29 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
TEXEIRA,
P.M.M. Temas Emergentes e Educação
Científica. Ed. UESB. 2003, p. 89.
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