Ads (728x90)

<>




Os três rios que cortam a nossa cidade (Rio das Pedras, Rio da Palmeira e Rio da Faísca) recebem desde suas nascentes até a chegada em nossa cidade venenos que são usados para combater pragas e ervas daninhas na zona rural. Esses venenos caem no solo e são arrastados pelas águas das chuvas para os nossos rios (o Rio das Pedras ainda recebe a poluição do lixão), este tipo de poluição não conseguimos ver a olho nu mas é muito perigosa para a nossa saúde.

Quando esses rios chegam à nossa cidade, (já contaminados por venenos e pelo lixão) recebem os nossos esgotos e os venenos que são usados para matar os matos que nascem nas falhas do calçamento das ruas.

Na cidade depositamos então, por nossa conta e risco, toda a sorte de lixo nos rios: vidros, plásticos, roupas, restos de comidas... Enfim, tudo que não queremos mais, jogamos nos rios.



Com essa prática, transformamos as beiradas dos nossos rios em ambientes sujos, favoráveis para a criação de moscas, mosquitos, baratas e ratos. Várias doenças são transmitidas por esses insetos e roedores. A DENGUE é um exemplo.

Criar consciência disso tudo é o primeiro e mais importante passo para se buscar a solução deste problema.

Ontem: Nossos rios serviam para banhos e pescarias (Cidade das Águas Limpas).

Hoje: Nossos rios estão contaminados (Cidade das Águas Poluídas).

Amanhã? Só depende de você!




Postar um comentário

Blogger
  1. Dura realidade,que podemos fazer como cidadãos para a melhoria dessa situação ? parabéns pelo alerta!

    ResponderExcluir
  2. APOSTO QUE MUITA GENTE ACREDITOU NOS MAIS DE 2 MILHÕES DE REAIS, PARA REVITALIZAÇÃO DESSES RIOS...EU ACREDITEI...:(

    ResponderExcluir
  3. FIQUEI IMAGINANDO UMA COISA: TENHO CERTEZA QUE ESSES RIOS ESTÃO ASSIM ATÉ HOJE, PORQUE OS QUE DEVERIAM RECUPERÁ-LOS, SENTIRIAM A FALTA DA SUJEIRA, DA IMUNDICE QUE É JUSTAMENTE AQUILO QUE AGRADA AOS RATOS...ANO QUE VEM ESTARÃO AQUI PARA ENGANAR OS TROUXAS, AINDA BEM QUE JÁ AVANCEI DE FASE... #CHUPA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso esta assin nossa cidade nossa casa , voces falam falam mais nada faz .

      Excluir
  4. É... como era bom, quando as pessoas podiam tomar banho nestes rios, dentro da cidade! Mas hoje infelizmente só temos a lamentar... E que lamento; os nossos rios estão chorando e gemendo, com tanta poluição. Sou um admirador nato da natureza mas confesso que fico muito triste quando paro para olhar este RIO DAS PEDRAS, mim dá aperto no peito, por que sei que maioria das pessas não consegue sentir o prazer de desfrutar da natureza, de ouvir os pássaros cantarem, o barulho das águas enfim, ouvir esta linda orquestra que é natureza. ALERTA POVO VAMOS CUIDAR DE NOSSOS RIOS!!!

    ResponderExcluir
  5. O Rio Tâmisa, em Londres, levou 100 anos para ser limpo, o rio Sena, em Paris, levou 70 anos para ser limpo, acho melhor começamos logo a cuidar do rio que deu Origem ao nome de nossa queda Itagi, se quisermos que nossos filhos e netos continuem chamado o Rio das Pedras, por seu nome de batismo, casso contrario nossos filhos e netos o conheceram como Esgoto das Pedras.

    ResponderExcluir
  6. Itagi cidade dos esgotos e da hipocrisia viva ao povo da nossa cidade!

    ResponderExcluir
  7. O povo de Itagi sabe recolher isso. A situação dos rios da cidade, daí pra pior.. sabe o que eu acho de novo com tudo isso!! eu acho é pouco. eu quero mais que Itagi se afunda kkkk...

    ResponderExcluir
  8. É triste a cidade de Itagi estar passando isso com os seus rios pois nós hoje estamos passando no nosso nordeste em algumas regiões uma seca de calamidade pública onde falta chuva e água, mais tomara que não só as nossas autoridas tanto o poder executivo como o judiário e inclusive a população itagiense recebam esse alerta de cuidar dos nossos rios pois tem regiões que pedem um pouco dessa água e nao tem, em primeiro tem que acabar com o lixão remove-lo da quele lugar, e sabemos que pra fazer tirar os esgoto do rio tem que fazer uma grande obra um projeto e creio eu que a cidade de Itagi não detem desse recurso e ai tem que ser um projeto Federal. VAMOS ACORDAR POIS AGUA É VIDA.

    ResponderExcluir
  9. pow Fal...fiquei triste com esse seu cometário ai agora viu?é nossa itagi,onde fomos e somos ainda felizes,amo minha cidade, é uma pena que "é do jeito que é" e tbm acho que melhorar não melhora,mais fui e sou feliz quando vou ai...vivi intensamente amigos e parentes que estão e estarão sempre no meu coração...é uma pena itagi que cada dia que passa fica pior não por terceiros, mais sim por você itagiense que ao invés de fazer a diferença fica sentado e só reclamando!acordem povo...........

    ResponderExcluir
  10. Poli -- Sabe porque eu to falando isso ... não pela cidade e sim pelo o povo de Itagi que não sabe mais da valor a se mesmo, isso que o povo chama de tradição "cidade das águas" desse jeito que nos estamos vendo nas imagens a sima! e sobre esses políticos de Itagi, que só quer o nosso voto! cade o tratamento dos rios até hoje.. ????

    Quando os homens são puros, as leis são desnecessárias; quando são corruptos, as leis são inúteis.

    Ou seja os políticos não estão nem aí pra cidade principalmente pra nos.

    ResponderExcluir
  11. Está sendo muito difícil encarar o nosso país desse jeito, antes me orgulhava de ser brasileiro, hoje já me questiono. A tamanha covardia que nosso governo, a malandragem do brasileiro, o Brasil está se transformando numa imensa bolha de malandros, corrutos,ladrões,insensíveis e desmoralizados. Meus Deus, para onde foram os valores de honestidade, lealdade,coragem,patriotismo,humanidade ??

    ResponderExcluir
  12. Realmente a situação ta feia. É preciso que as outoridades tomem providência a respeito disto.

    ResponderExcluir
  13. Cheguei a alcansar quando as fateiras lavávam fato onde é hoje a borracharia central, moço hoje não temos mais nem condição de aproximar do rio por que fede muito. É uma pena, é lamentável infelizmente o rio das pedras está morrendo; aliás está morrendo não, já está morto. Fico muito triste por que nem as pessoas se concientizam nem o poder pública nada faz. Cadê a prefeitura e os poderes que competem esta ação? vamos lá gente, vamos nos concientizar e acordar o poder público.

    ResponderExcluir
  14. força para eles
    força

    ResponderExcluir

Não serão aceitos comentários que denigram a imagem pessoal de quem quer que seja. Todos os comentários que porventura sejam julgados impróprios serão excluídos do quadro de postagens.