Ads (728x90)

<>

Uma parceria entre a empresa Mirabela Mineração do Brasil e o Sindicato Rural de Ipiaú, resultou na instalação de uma bela trilha ecológica na área do Parque de Exposições José Thiara. Inaugurada no último dia 23 de outubro, com a abertura da XXVª Exposição Agropecuária, a trilha já foi percorrida por centenas de pessoas, em sua maioria estudantes das escolas de ensino médio do município de Ipiaú. Ali, muito deles renovam propósitos de contribuição por um mundo melhor, colocando-se como multiplicadores da vida. Com uma extensão de aproximadamente 0,5 km, em terreno plano, a trilha localiza-se à margem direita do rio Água Branca e permite uma nova configuração à paisagem ribeirinha. A caminhada pode ser feita em menos de meia hora, a depender do ritmo do caminhante. 
Ao longo da trilha observam-se recursos para atração de animais silvestres e equipamentos utilizados no monitoramento de fauna da área adjacente à Mina Santa Rita, de propriedade da Mirabela. Outra atração para os visitantes é o viveiro de mudas nativas, implantado para o cultivo de espécies que serão utilizadas na revegetação da mata ciliar do Rio Água Branca. Assentos, para um eventual descanso, placas de sinalização e até uma ponte de madeira, completam o cenário do trajeto. Na culminância da trilha encontra-se o Espaço Eduardo Dultra, homenagem da Mirabela a um dos idealizadores do Centro de Educação e Cultura Ambiental (CECAM). É nesse espaço que uma equipe técnica, composta por profissionais da Mirabela, desenvolve projetos, ciclos de palestras e demais eventos referentes aos propósitos da empresa, sobretudo no cumprimento das condicionantes ambientais. 
Um desses projetos é o “Trilhas”, cujo objetivo é a educação ambiental e a demonstração de práticas adotadas pela Mirabela, em favor da recomposição e preservação do bioma que circunda a mina de níquel no município de Itagibá. Guardando as devidas proporções, a trilha do Rio Água Branca é uma réplica da trilha existente na Fazenda Massaranduba, localizada na área da Mina Santa Rita, que também possui um viveiro de essências florestais e onde se verificam técnicas de plantio tradicional e de nucleação, atrativos da fauna silvestre, além da abordagem dos diversos programas de controle ambiental do empreendimento. Próximo ao Espaço Eduardo Dultra, existe um núcleo de recomposição da mata ciliar do Rio Água Branca. No local, cada turma de estudantes contribui com o plantio de uma árvore. Murici, Jequitibá, Pau-Brasil, Jatobá, Cedro, Vinhático e Amescla, são algumas das espécies disponíveis para o plantio. Margeando a trilha também são plantadas outras essências florestais e preservadas as que ali já existem. 
Mesmo tendo como público alvo os estudantes do ensino médio, a visitação à trilha no Parque José Thiara poderá ser aberta a outros setores da comunidade regional. Nesse caso os interessados devem enviar oficio ao Sindicato Rural de Ipiaú ou pelo e-mail: michele.matos@mirabelamineracao.com (Michele Matos), solicitando à visita que será agendada oportunamente. Dentre outros procedimentos exigidos aos visitantes, consta o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI), sendo este fornecido pela empresa durante o período da visita. (Giro/José Américo Castro).

Postar um comentário

Blogger

Não serão aceitos comentários que denigram a imagem pessoal de quem quer que seja. Todos os comentários que porventura sejam julgados impróprios serão excluídos do quadro de postagens.