Ads (728x90)

<>


A mesa diretora da Câmara de Vereadores de Itagi, eleita na sessão da última terça-feira, dia 17 de dezembro de 2013, para o biênio 2015/2016, composta pelos vereadores Renan-Presidente, Val Baixim-Vice-Presidente, Jirley-1º Secretário e Lúcia-2º Secretário, procurou o ITAGI EM FOCO para prestar esclarecimentos à comunidade de Itagi, referentes aos acontecimentos que culminaram na antecipação da referida eleição. 
Além dos quatro vereadores que compõem a mesa diretora para o biênio 2015/2016, participou também desta entrevista o vereador Bila, que desde o primeiro momento apoiou a referida chapa. 
Os vereadores informaram ao ITAGI EM FOCO que, em nome da democracia e da transparência, relatarão, passo a passo, os fatos ocorridos. 
1 - No dia 03 de dezembro de 2013, foi apresentado pelo vereador Ricardo, um requerimento pedindo a antecipação da eleição da mesa diretora para o biênio 2015/2016, causando surpresa para os vereadores Bila e Renan que não concordaram e não assinaram o requerimento. Jirley e Lúcia até então não sabiam da apresentação do requerimento do vereador Ricardo. 
2 – No dia 11 de dezembro, entrou na pauta da sessão ordinária da Câmara o requerimento nº 58/2013 e o projeto de resolução nº03/2013 que tratam da antecipação da mesa diretora para o biênio 2015/2016. Nesse momento, os nove vereadores já tinham ciência da matéria que já tinha sido discutida plenamente por eles. Na sessão desse dia, a matéria foi votada por maioria absoluta, em primeira e única votação. 
3- Ficou estabelecida a data do dia 13, até meio dia, para apresentações das chapas concorrentes. 
4- No dia 13, às 9:00 horas, Jirley e lúcia estiveram com Esmael, para se certificarem que a eleição aconteceria de fato no dia 17, o mesmo confirmou. 
5- No dia 13, às 10:00 horas, Esmael se recusa a receber a chapa apresentada por Renan, Jirley, Lúcia, Val Baixim e Bila, alegando que o parecer jurídico do procurador da Câmara não estava de acordo com o regimento interno, o que é uma inverdade, o vereador Esmael leu o parecer, alterando verbalmente a data do referido documento. Em seguida os cinco vereadores que entregaram a chapa procuraram 3 testemunhas para certificação da recusa de Esmael em receber a chapa. 
6- Os vereadores Esmael, Ricardo, Alex e Coelho ao perceberem que a manobra que eles fizeram estava indo por água abaixo, até mesmo porque o vereador Val Baixim se retirou da chapa formada por eles, tentaram várias manobras políticas para reverter o quadro, mas foi em vão.
7- No dia 17, durante toda a sessão ordinária da Câmara, os vereadores Ricardo e Esmael tentaram várias manobras para invalidar a eleição da chapa apresentada, chegando ao cúmulo do pedido de retirada do projeto de resolução, que já tinha sido aprovado, pelo próprio autor do projeto, o vereador Ricardo. 
8- Por seis votos a favor, duas abstenções e um voto nulo, a Câmara aprovou a chapa para o biênio 2015/2016. 
Os vereadores Renan, Bila, Jirley, Lúcia e Val Baixim prometem à comunidade Itagiense, que a partir de agora, a Câmara inaugura uma nova forma de atuação legislativa, onde a transparência e a democracia estarão sempre norteando as ações da Câmara. A chapa eleita, ao assumir o biênio 2015/2016, irá estabelecer mudanças na Câmara que começará com o quadro demonstrativo da movimentação financeira, afixado na parede da Câmara, para que a comunidade possa acompanhar as receitas e despesas da Câmara.

Veja aqui  todos documentos.

Postar um comentário

Blogger

Não serão aceitos comentários que denigram a imagem pessoal de quem quer que seja. Todos os comentários que porventura sejam julgados impróprios serão excluídos do quadro de postagens.