Existem estudos que demonstram que mesmo antes do nascimento, os bebês chupam o dedo. Ao nascer, sugam para tomar o leite materno, mas, além da nutrição, “sugar” é uma maneira de se acalmar e relaxar, enquanto se adaptam à sua nova vida no mundo. A chupeta, em seguida, surge como um aliado dos pais no momento de acalmar o bebê. Mas, o quão bom é a chupeta? Em Saúde Dicas te contamos.
O choro de um bebê pode tornar-se desesperador para a pessoa mais paciente. Por isso, a chupeta se converteu hoje em dia em um dos primeiros elementos que os pais compram quando o seu filho vai nascer. “Se ele chora, coloque a chupeta”, te dirão também como forma de um conselho. Ver um pequeno bebê com uma chupeta é normal. Os pediatras da Academia Americana de Pediatria concordam que a chupeta é boa durante o primeiro ano. No entanto, quando o seu filho quer uma chupeta quando já vai completar dois anos ou mais não é recomendável. Já é um (a) menino (a)! O que você deve fazer? Inicialmente, começamos analisando as vantagens e as desvantagens do uso da chupeta.
Vantagens Da Chupeta Para O Bebê:
  • A chupeta pode ajudar a acalmar o seu bebê. Normalmente, depois de amamentar ou dar-lhe uma mamadeira, a chupeta pode ser um bom elemento para manter o bebê feliz.
  • Quando o bebê está com fome, colocar a chupeta pode distraí-lo um pouco enquanto você se apronta para alimentá-lo. Também é uma boa distração no momento de levá-lo para tomar vacinas, exames de sangue ou outras visitas ao pediatra.
  • A chupeta pode ajudar o seu bebê a adormecer.
  • É possível que a chupeta reduza o risco da Síndrome da Morte Súbita Infantil (SMSI). Isto é o que encontraram algumas pesquisas.
  • Chupetas são descartáveis​​. Isto significa que quando você desejar que o bebê já não use mais, você pode tirá-la e quebrar o hábito.

Desvantagens Da Chupeta Para O Seu Bebê:

  • Se você dá uma chupeta quando o bebê é muito pequeno, é possível que tenha problemas no momento da amamentação (porque ele vai se acostumar a chupar de outra forma).
  • O seu bebê pode acordar no meio da noite, porque deixou cair da boca a chupeta.
  • Usar a chupeta por mais tempo do que o recomendado (ou seja, mais de um ano) pode causar problemas dentários como dentes salientes, mandíbula desalinhada, etc.
E por incrível que pareça, existem crianças que preferem chupar o dedo a chupeta. Seu instinto natural os leva a chuchar o dedo desde que são muito pequenos e, como já dissemos anteriormente, inclusive antes do nascimento. Por isso, é considerado normal que também chupem o dedo durante os primeiros seis meses de vida, quando se sentem cansados, com fome, com sono, entediados e inclusive assustados. É um mecanismo que usam para se acalmar. Normalmente, a maioria das crianças deixa de chupar o dedo em algum momento entre 3 e 6 anos.
Mas e se eles não o fazem? Podem sofrer problemas dentários, assim como acontece com a chupeta, e também alguns problemas no desenvolvimento da linguagem: podem pronunciar mal determinadas letras ou falar com “língua presa” (pronunciar exageradamente s, c, z). Também pode acontecer que se o seu filho chupa o dedo depois de 4 anos, pode ser uma resposta emocional ou maneira de lidar com um problema como a ansiedade. Se você suspeitar que se trate disso, deve consultar o seu médico.
Se o seu filho(a) não deixa a chupeta ou não para de chupar o dedo, você pode conversar com o pediatra sobre as estratégias para convencê-lo de que é hora de deixar. Ajuda muito falar sobre os efeitos sobre a sua saúde, ou dizer que “já é uma criança grande” que não precisa de uma chupeta ou do dedo.
Pode funcionar fazer um ritual de despedida da chupeta, e, no caso do dedo, colocar uma fita ou um pano em seu dedo para lembrá-lo de que já não é o momento de colocá-lo na boca. Além disso, alguns pais desenvolvem um sistema de “recompensa” para premiá-lo de acordo com o número de dias que não usaram a chupeta ou não chuparam o dedo. Em caso de dúvida, não hesite em consultar o seu pediatra.
Fonte: Saudedicas