Sofrer um acidente vascular cerebral pode ter consequências muito graves e inclusive a morte. Por isso, queremos dar algumas dicas para prevenir um acidente vascular cerebral.
Ocorre um derrame quando os vasos sanguíneos do interior do cérebro se encontram bloqueados por um coágulo ou sangramento, podendo variar os sintomas de pessoa para pessoa, dependendo da gravidade da lesão, e do tipo de acidente vascular cerebral que ocorre.

Os Sintomas Do Acidente Vascular Cerebral:

Um acidente vascular cerebral pode afetar os sentidos, a memória, mobilidade, fala, comportamento e pensamentos; os sintomas do derrame e sinais de alerta podem se desenvolver de forma inesperada e repentina ou podem ocorrer gradualmente ao longo de várias horas ou mesmo semanas.
Os sinais de alerta que podem ocorrer incluem: dormência, fraqueza ou paralisia súbita da face, extremidades ou um lado do corpo, confusão súbita, dificuldade para falar ou entender os outros ou para ver com um ou ambos os olhos, incluindo visão turva, dor de cabeça súbita, com extrema pressão e latejante, assim como problemas de movimento repentinos, perda de equilíbrio, tontura, perda da coordenação ou controle muscular. É uma emergência médica, por isso você deve procurar ajuda imediatamente.

Dicas Para Prevenir AVC:

É particularmente importante para prevenir o AVC, a mudança principalmente dos hábitos de vida, para evitar futuras consequências graves e que podem até levar à morte, incluindo:
Controlar a pressão arterial. A pressão arterial elevada é um fator de risco muito elevado para produzir um acidente vascular cerebral, mas raramente produzem sintomas detectáveis​​, por isso é importante controlar a pressão arterial. Se a maior ou sistólica é superior do que 130, ou a menor ou diastólica é maior do que 80, você deve consultar um médico para avaliação da hipertensão, que te indicará a dieta a seguir, inclusive medicação, se necessário.
  • Mantenha o seu peso e realize exercícios físicos. Se você sofre de excesso de peso deve perder peso, pois é uma ótima maneira de minimizar o risco de acidente vascular cerebral. Comer menos, mas de forma saudável é a maneira mais eficaz de conseguir isso, combinado com a atividade física, como uma caminhada diária.
  • Ter uma dieta saudável. Ter uma dieta saudável é provavelmente à maneira mais eficaz de manter um baixo risco de acidente vascular cerebral, já que pode proteger de doenças como hipertensão, diabetes, colesterol alto e obesidade, entre outros. Coma pequenas porções, para evitar armazenar o excesso de calorias e aumentar o peso. Consuma sal com moderação para evitar a retenção de líquidos e o aumento da pressão arterial.
  • Evite alimentos fritos e fast food, aumentando a ingestão de frutas, legumes, cereais integrais e legumes e escolhendo peixes não gordurosos e carne de frango ou peru.
  • Evite o álcool ou consuma com moderação.
  • Evite o tabaco. Fumar é muitas vezes o único fator de risco identificável de pessoas que sofreram um acidente vascular cerebral.

Controle O Seu Nível De Colesterol:

O LDL ou mau colesterol é um marcador confiável da doença cardíaca e acidente vascular cerebral; em uma pessoa saudável, com pouca ou nenhuma predisposição a doenças cardíacas, o colesterol LDL deve ser inferior a 160, mas se você possui algum fator de risco, o nível deve ser inferior a 130.
Fonte: Saudedicas